INSTITUTO DE PSIQUIATRIA - IPUB
Centro de Ciências da Saúde - CCS
Universidade
Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
MEDITAÇÃO E
ELETROENCEFALOGRAFIA – EEG
Perspectivas da Neurociência para a compreensão ao
problema mente-cérebro-consciência
Rosália Monteiro
Monografia
apresentada no Instituto de Psiquiatria – IPUB da Universidade Federal do Rio
de Janeiro, como requisito final do Curso de Especialização em Neurociências
Aplicadas à Aprendizagem em 2010.
RESUMO
Recentes estudos, através da
Eletroencefalografia (EEG) e Neuroimagens, evidenciam que a prática da
meditação(MD) pode gerar ondas cerebrais variadas e, mais
excepcionalmente, ondas gama. Há indicações de mudanças neurais, químicas e
comportamentais em processos de aprendizagem através da prática de MD.
Pesquisas constatam alteração da resposta de estresse: medo-fuga para
resposta de relaxamento psicoemocional indicadora de ser humano mais sereno e
compassivo bem como de estados alterados de consciência. Estas atividades
são observadas em praticantes da Autocura Tântrica II. Esta prática mostra-se
indicada para estudos de integração sensório-motora através do EEG porque
inclui atividades cognitivas, perceptuais e sensório-motores.
Palavras-chave:
Meditação, Mente, Consciência,
Eletroencefalografia, Neurofisiologia, Aprendizagem, Neuroplasticidade,
Neurônios Espelho, Neuromodulação, Estados Modificados de consciência.
Orientadores : Eduardo Cardoso Júnior e Antônio Sanfim
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