Como identificar a raiva e a depressão em crianças e adolescentes

24/06/2014

POSTE DA PAZ

                                                               Rosália  Monteiro

"Que a paz prevaleça na Terra"

Até hoje a humanidade não teve um só  dia sem guerra em algum lugar da Terra. Assim, após a devastação e horrores da Segunda Guerra Mundial, especialmente a grande tragédia provocada pelas bombas atômicas, lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão;  o poeta e filósofo Masahisa Goi (1919 - 1980) rezava e meditava, buscando uma maneira de trazer a paz para todas as pessoas e povos. A prece Que a Paz Prevaleça na Terra, veio-lhe como uma inspiração. Ele concluiu que um simples pensamento sobre a paz já seria um impulso nessa direção. Esta mensagem pensada e rezada, ao menos uma vez ao dia, como uma prece ou profundo desejo surtiria, em nossa mente, um efeito benéfico e pacificador. Quem projetar, mentalmente, essa frase terá mais harmonia e paz dentro de si - pensava ele - e a irradiará para os demais, procurando viver dentro do espírito que tais palavras inspiram. Em 1955, Masahisa Goi funda, no Japão, uma instituição dedicada `a divulgação de suas ideias.
O Poste da Paz é um obelisco (tipo de monumento) que objetiva conscientizar sobre a importância da PAZ como meio de sobrevivência planetária.  É também a lembrança de nosso compromisso com a vida harmônica e um ponto de encontro entre todos que se orintam para a vida pacífica.
O Poste da Paz foi “plantado” na Escola Municipal Teófilo Moreira da Costa no Dia Internacional da Paz, 21de setembro, como culminância do Projeto Meditação para a Paz na Escola. Este Projeto  vem sendo realizado desde 1994 na comunidade Novo Palmares e desde 2012 na escola.  Hoje, este Projeto está vinculado ao Programa de Saúde Mental proposto pela Secretaria Municipal de Educação. Em nossa escola, diretoria, professores, alunos e funcionários apoiaram e se mobilizaram, alegremente, para a realização desta iniciativa pioneira na rede municipal prol da cultura de Paz.  Bandeirinhas de orações foram estendidas junto ao Poste da Paz com as bênçãos de monge budista  do templo Karma Theksun Chokhorling.
Nosso propósito é incentivar a paz interna e a paz externa através de reflexões críticas sobre a realidade promovendo ações educativas  em favor da não violência.
Localizado em frente à Sala de Leitura ( sugestão de querida e dedicada  prof.a Luísa Margarete), cercado por  flores, plantadas por alunos e professores, o Poste da Paz é um símbolo do espírito de convivialidade na comunidade escolar e um lembrete permanente de que a possiblidade de paz começa em cada um de nós.
Somos responsáveis pela Paz. Ao erigirmos o Poste da Paz em nossa Escola, entramos  em comunhão com milhares de pessoas de vários países: homens, mulheres, jovens e crianças que cultivam e rezam pela Paz  realizando ações geradoras de Paz.
Divulgue esta ideia. Reze pela paz. Realize ações pacificadoras e construtoras de Paz.


Embora a nossa volta existam tantas evidências de  agressividade, em nossa escola, uma bela e amorosa  mensagem de paz está florescendo na Escola Municipal  Prof.  Teófilo Moreira da Costa porque estamos convictos de que a PAZ é o maior valor para a vida mais plena.                            

Nenhum comentário:

Postar um comentário