Como identificar a raiva e a depressão em crianças e adolescentes

24/06/2014

CÓRTEX PRÉ-FRONTAL


Este estudo resume informações de Neurociência sobre o Córtex Pré-Frontal (CPF) destacando sua anatomia e funções a ele relacionadas.

1. Neuroanatomia. De acordo com a embriologia, uma vesícula sofre estrangulamento e origina três folhetos embrionários: a placa neural, crista neural e tubo neural. Estas  originam o SN adulto.  A dilatação do tubo neural origina três estruturas entre as quais o arquencéfalo . Deste origina-se o prosencéfalo (telencéfalo e diencéfalo). Do telencéfalo surge o córtex cerebral - folha de substância cinzenta, convoluta com dois a cinco milímetros de espessura e cerca de 86 bilhões de neurônios, 84 bilhões de células gliais e outras.  Nele está o CPF (neocórtex), fina “casca”  que recobre os dois hemisférios  ligados por feixes de fibras comissuriais. Última área cerebral a se desenvolver, integra o SNC. É protegido pelo osso frontal e localiza-se no encéfalo. Está na porção anterior do lobo frontal, anteriormente às regiões motoras. Faz conexões com o núcleo dorso-medial do tálamo. Ocupa cerca de ¼ do córtex humano. Constituído por áreas citoarquitetônicas. Seu padrão caracterísitico: 1. circunvuluções ( giros); 2. ranhuras menos pronunciadas (sulcos) e 3. ranhuras mais profundas (fissuras).  Pode ser subdividido anatomofuncionalmente em: dorsolateral, orbitofrontal e ventromedial. Projeta-se para o córtex motor primário e regiões pré-motoras dorsal, ventral e motora suplementar; também para os córtices parietal, temporal e pré-estriado. Projeções subcorticais para os núcleos talâmicos,  núcleos da base, cerebelo,  amígdala, hipocampo e os núcleos do tronco cerebral.

2. Funções superiores acontecem no topo da cabeça e resultam de atividades interneuroniais. As do CPF estão associadas a ações complexas que garantem à sobrevivência; tais como: comportamentos cognitivos e objetivados em situações de monitoriamento e adequação contextual de sequências de tarefas. Parece incluir pensamentos abstratos e criativos; fluência da linguagem; respostas afetivas; e julgamento social; vontade e determinação para, ação e atenção seletiva. O CPF apresenta três regiões funcionais: 1. Ventromedial: planejamento de ações, resolução de problemas, raciocínio e ajuste de comportamentos sociais. 2. Dorsolateral (“Sistema supervisor”): memória operacional, de monitoramento das ações, alternância atencional ou a inibição da resposta motora. 3. Cingulada Anterior: emoções.

Disfunções observadas em pacientes ( Phineas Gage  e “Elliot”-Damásio,1996) com lesão no CPF corroboram evidências sobre o mapeamento cerebral. Essas  áreas  neurofuncionais (4,6,8,9,10,44,45,46 e 47)  foram  identificadas e numeradas por Korbinian Brodmann (1909 que )contribuiu para por fim às discordâncias sobre as localizações das estruturas cerebrais bem como algumas de suas funções aproximadas.
Estas descobertas sobre o CPF acrescentam possibilidades para maior conhecimento sobre o ser humano e favorecem novas abordagens em diversas áreas sendo bem significativas para entendimento dos mecanismos cerebrais da mente, consciência, do self; para a educação e a clínica.

3. Bibliografia:1. LENTE, Roberto. Neurociência da Mente e do Comportamento, coordenador: Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. 2. DAMÁSIO, António R. O Erro de Descartes; emoção, razão e o cérebro humano; trad.: Dora Vicente e Georgina Segurado.  São Paulo: Companhia das Letras, 1996. 3. CHANGEUX, Jean-Pierre. A Verdade e o Cérebro - O homem de verdade, col.: Epistemologia e Sociedade; trad.: Jorge Pinheiro. Lisboa: Instituto Piaget, 2003. 4. FELTEN,David L. Netter. Atlas de Neurociência; 2a Ed.; trad.: Raimundo Rodrigues Santos. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.



Nenhum comentário:

Postar um comentário